terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Aquicultura





Tilápia


  
As tilápias têm um sistema de reprodução bastante complicado. O macho começa cavando um buraco que servirá de câmara nupcial. A fêmea põe os óvulos nesse lugar, depois coloca-os na boca e, em seguida, acrescenta a eles o esperma liberado pelo macho: os óvulos são fecundados dentro da boca da mãe. a partir daí, ela pára de se alimentar. Com movimentos das maxilas, ela faz a água circular, provendo os ovos de oxigênio.
  Após a eclosão, as larvas permanecem na boca materna até ficarem bastante fortes para nadar. Depois disso, a mãe continua a se ocupar das larvas, mastigando para elas os pedaços maiores de comida. E, ao menor perigo, os pequenos se precipitam para dentro da boca da mãe, em fila indiana.
  A espécie de tilápia mais difundida é a tilápia de Moçambique, encontrada por toda a África. A fêmea é cinzenta e o macho, azul-escuro.
  As tilápias alimentam-se principalmente de plantas aquáticas, mas comem todos os pequenos animais que vivem nessas plantas. São peixes fecundos e de desenvolvimento rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário